INFORMAÇÕES TÉCNICAS AOS PACIENTES, SOBRE O USO DO ÁCIDO HIALURÔNICO PARA PREENCHIMENTO DE DIFERENTES REGIÕES DA FACE

 

PERGUNTAS SOBRE O ÁCIDO HIALURÔNICO – PREENCHIMENTOS

1- O que é o Ácido Hialurônico (AH)?

     O AH é um componente natural do tecido conjuntivo nos seres humanos, cuja função é amortecer e lubrificar. Tem um poder hidratante elevado. O AH não é patenteado porque é um polissacarídeo encontrado naturalmente em todos os tipos de tecidos: pele, globo ocular, cordão umbilical, dando elasticidade e tonicidade aos locais onde é encontrado. Sob influência externa, tais como sol, fumo excessivo, e alterações internas, como envelhecimento, a qualidade e a quantidade de Ácido Hialurônico diminuem.

2- Esse é um tratamento permanente ou provisório?

     O tratamento com AH dura de 6 a 12 meses, dependendo da pele do paciente, do tipo de local tratado, da quantidade do gel injetada e da profundidade da injeção. Cada pessoa apresenta seu perfil de adaptação do produto com sua durabilidade particular.

3- Quais são as principais indicações de seu uso?

     As principais indicações desse produto são: preenchimento de rugas médias do rosto como aquelas do sulco naso-geniano (bigode chinês), de rugas frontais (testa), dar contorno e aumento do volume dos lábios, e para o contorno facial como do queixo e linha da mandíbula..

4- É necessário fazer um teste na pele antes da aplicação do AH?

    Ao contrário do colágeno, o Ácido Hialurônico é biocompatível, ou seja, todas suas moléculas são similares. Assim sendo, um teste da pele não é obrigatoriamente

    necessário.

5- Quanto tempo dura uma aplicação desses compostos?

     Seus efeitos duram de 6 a 12 meses, dependendo da pele do paciente, do tipo de rugas preenchidas e da quantidade de produto aplicada.

6- Posso fazer uma combinação de tratamentos com o Ácido Hialurônico e Laser, ao mesmo tempo?

    Não se deve se submeter a esses tratamentos ao mesmo tempo. Todavia, o tratamento com laser pode ser realizado primeiro, e após algumas semanas, feita a aplicação do AH. O médico deve estar certo de que a área tratada já se normalizou, antes de proceder a uma aplicação.

7- Posso fazer um tratamento com AH e Toxina Botulínica ao mesmo tempo?

    Sim. De qualquer modo, recomenda-se fazer primeiramente a injeção da Toxina Botulínica. Depois sim, pode-se fazer a aplicação do AH quinze dias após o uso da Toxina. Quando a Toxina Botulínica está em ação, a quantidade de Ácido Hialurônico a ser injetado, pode ser menor. Desde que os pontos de aplicação e as indicações das injeções sejam diferentes, os médicos podem utilizar os produtos no mesmo paciente.

8- Qual é a diferença principal de Ácido Hialurônico com a Toxina Botulínica?

     O AH é injetado dentro da derme, sendo mais indicado para preencher as rugas do terço inferior da face. A Toxina Botulínica é de aplicação intramuscular, indicadA principalmente para redução das rugas da testa e “pés-de-galinha” em volta dos olhos.

9- O AH tem alguma ação na pele com acne?

    Ácido Hialurônico não está indicado para o tratamento da acne ativa, mas pode ser usado para amenizar suas cicatrizes futuras.

10- O que pode acontecer se for injetado produto demais?

     Geralmente o gel, em excesso, sairá do ponto da injeção. Se isso não acontecer, uma massagem adequada deve permitir que o excesso do produto seja afastado do local.

11- Uma paciente de 12 anos de idade, precisará da autorização dos pais para fazer aplicação do AH?

      Este ou qualquer outro produto de indicação para estética, como o Ácido Hialurônico, não devem ser usados em crianças.

12- Quais são os efeitos colaterais mais importantes observados com o tratamento com AH?

      Algumas reações comuns poderão ser observadas, tais como: sangramento, hematoma, inchaço, vermelhidão e ligeira dor no local da aplicação. Algumas dessas reações podem subsistir por até 72 horas. Outros tipos de reações são muito raras. Raros pacientes (<1 em 10.000 pacientes) tratados, experimentaram reaçõeS localizadas, tais como edema ou desconforto da área injetada.

13- Como o AH é degradado?

      O Ácido Hialurônico é completamente degradado em nosso corpo na presença de água e em dióxido de carbono (CO2).

14- A aplicação de Ácido Hialurônico é estável? Há riscos de o produto sair do lugar onde foi injetado?

      O gel AH é monofásico e homogêneo. Ao contrário do gel bifásico, Ácido Hialurônico é muito mais estável e uniforme, assegurando-se que o produto não migre (mude de lugar) para outra região.

15- É necessário anestesia antes da aplicação desses produtos?

      Não é necessária. Todavia, pode ser que em alguns casos, seja mais confortável para os pacientes.

16- A injeção do AH é dolorosa?

      A injeção própria para rugas não é dolorosa. Alguns pacientes podem sentir um certo desconforto após a injeção, acompanhados de uma vermelhidão no local, que desaparece rapidamente. Alguns médicos preferem usar uma anestesia local antes das injeções.

 

Esta despretensiosa mensagem foi elaborada com intuito de informá-la (o) a respeito do uso de aplicações

de Ácido Hialurônico como preenchimento facial.

Teremos imenso prazer em esclarecer detalhadamente quaisquer outras dúvidas.

-Clique para assistir o vídeo sobre preenchimentos-