- Clique para assistir ao vídeo sobre Botox -

INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES SOBRE USO DE TOXINA BOTULÍNICA 

-Desde quando se usa a toxina botulínica na cirurgia plástica?

  A toxina botulínica é usada há muito tempo por especialidades médicas como Oftalmologia e Neurologia para o tratamento de doenças como estrabismo, espasticidade muscular, torcicolos e blefaroespasmos. Há mais de 10 anos vem sendo usada por nós cirurgiões plásticos, e

dermatologistas, em procedimentos estéticos para atenuar algumas rugas da face.

-Qual a importância da toxina botulínica para o rejuvenescimento facial?

  O uso da toxina botulínica revolucionou o tratamento para rejuvenescimento facial. Este procedimento diminuiu as indicações das grandes cirurgias faciais e os longos períodos de recuperação pós-operatória para quem deseja minimizar as marcas do tempo.  Tornou -se um dos

recursos mais procurados na atualidade, pelos seus resultados rápidos. Ela age promovendo o relaxamento dos músculos que causam rugas na face. Com isso, a expressão fica naturalmente mais suave, diminuindo linhas e vincos.

-Como funcionam essas toxinas?
  O medicamento bloqueia o funcionamento do músculo em que foi injetado. Ele relaxa e não contrai mais por algum tempo. Lembre-se que esses músculos em que são injetadas, não tem função para o corpo, mas provocam as rugas de expressão. Com o relaxamento destes músculos específicos, é que se obtém a atenuação dessas rugas.

-Como é feita a aplicação da toxina botulínica?

  É feita no consultório, com todo o material para aplicação descartável (seringas e agulhas, luvas, gazes). O tratamento é praticamente indolor, exceto pelo incômodo das picadinhas da agulha usada, apesar de muito finas. Geralmente, o procedimento todo dura cerca de 15 minutos e poderá continuar suas atividades naturais ao sair do consultório.

-Quais as áreas mais tratadas e como se formam as rugas?
  As indicações clássicas são o tratamento das rugas na testa, entre as sobrancelhas (resultado da tensão pessoal) e nos “pés-de-galinha” em volta dos olhos, suavizando estas rugas e levando a um aspecto mais jovial e bonito. As rugas podem ser definidas como marcas não-desejáveis que aparecem com o envelhecimento cutâneo.

-Quais os tipos de rugas faciais?

  Existem diferentes tipos de rugas faciais: as rugas dinâmicas (ou de expressão) e as rugas estáticas.

  As rugas dinâmicas ou de expressão são aquelas rugas formadas pela ação dos músculos durante a mímica facial. Quando nos expressamos, rimos ou choramos, os músculos da face se contraem. Como conseqüência destas freqüentes contrações, com o passar do tempo, surgem as linhas de expressão, como as rugas da testa, os “pés-de-galinha”, os vincos entre as sobrancelhas,... Estas rugas, a princípio, serão visíveis somente com a contração muscular, ou seja, somente com a face em movimento. Porém, com o passar do tempo, podem se tornar rugas permanentes (estáticas).

  As rugas estáticas são aquelas rugas permanentes, aparentes na face sem que haja qualquer contração muscular, ou seja, visíveis com a face em repouso. São decorrentes do envelhecimento intrínseco da pele (perda de colágeno, perda de ácido hialurônico, etc...) e da ação de agentes externos (exposição ao sol, vento, fumo, poluição,...). Normalmente são rugas mais profundas. Os diferentes tipos de rugas requerem diferentes tipos de tratamento.

-Esses produtos (toxinas) são perigosos?
  Não. Já está liberado desde 1992 pelo Ministério da Saúde para uso no Brasil, e é testado desde 1984 nos Estados Unidos sendo liberado pelo FDA americano, que é o mais rigoroso controle de medicamentos do mundo. É um medicamento novo para estética, mas já é muito conhecido por outros usos médicos o que dá segurança em sua aplicação. São usadas doses pequenas, de 25 a 50 Unidades, enquanto a dose que provocaria complicações é muito maior, cerca de 3.000 Unidades. Quando utilizado por médicos experientes, os problemas são extremamente raros.

-Como são os resultados? O que devo esperar?

  Os resultados já serão visíveis a partir de 48 hs após a aplicação com certo grau de relaxamento muscular e melhor aspecto da pele local sem retrações. Porém, pode-se observar efeitos mais tardios, entre 5 e 10 dias em alguns casos com pico máximo em duas semanas.

-Podem-se fazer aplicações de toxina botulínica junto com outros procedimentos estéticos?

  Dependendo do paciente, os resultados são otimizados com a associação de outros procedimentos como peelings químicos, preenchimentos de algumas rugas estáticas e vincos, cirurgias das pálpebras com remoção de bolsas de gordura, dermoabrasões da pele, LASER, etc...

-A partir de que idade está indicado este tratamento?

  Pode ser usada em qualquer idade desde que sejam consideradas as expectativas de cada pessoa e a indicação do procedimento pelo médico. Algumas pessoas que tem estes músculos muito fortes podem ter aparecimento de marcas de expressão muito cedo, mesmo logo após os 20 anos. Em pessoas muito idosas, as marcas são mais profundas e podem necessitar de tratamento complementar com preenchimentos, mas todas as idades podem obter benefício para a aparência com este tratamento.

-Pode-se aplicar durante a gestação e amamentação?

  Não deve ser utilizado durante a gestação ou amamentação.

-É possível melhorar o aspecto do pescoço com esta técnica também?
  Sim, esta toxina também é muito eficiente no tratamento do pescoço envelhecido. Neste caso, a medicação é aplicada diretamente no músculo denominado Platisma, um dos responsáveis pelo envelhecimento e enrugamento desta região cervical. Aqui é onde se formam as “bandas do platisma”. A aplicação da toxina na região do pescoço é freqüentemente associada a outros procedimentos na face como preenchimentos ou cirurgias.

-É possível elevar as sobrancelhas com este tratamento?
  Alguns dos fatores mais determinantes de uma face triste e envelhecida são as sobrancelhas caídas. A aplicação cuidadosa e planejada desta medicação pode elevar as partes laterais das sobrancelhas, mudando sua forma, e diminuindo a sobra de pele nas pálpebras superiores, proporcionando um aspecto mais jovial e um olhar mais alegre. Consegue-se este efeito através de um novo equilíbrio nos músculos da região palpebral após a aplicação.

-É possível tratar as rugas nos lábios?
  As indesejáveis rugas e vincos situados nos lábios podem ser suavizados, principalmente se associarmos a injeção com tratamentos como a microdermoabrasão, produtos de preenchimento ou laser não ablativo (tratamento que utiliza a energia luminosa no rejuvenescimento da pele sem necessidade de período de recuperação, também chamado de fotorejuvenescimento).

-Esses tratamentos podem ser aplicados em qualquer área do rosto?
  Desde que utilizado com bom senso e ciência, podem ser utilizados em quase toda a face. Alguns exemplos são: as rugas que se formam no dorso do nariz principalmente ao sorrir, pregas e sulcos no queixo ou até nas pálpebras inferiores. Efeitos interessantes podem ser obtidos com o tratamento como o aumento na abertura dos olhos, ou “ocidentalização dos olhos”, elevação da ponta nasal e elevação do canto da boca.

-Quais são as outras indicações para este tratamento?
  Ele pode ser utilizado no tratamento das assimetrias e paralisias da face, naquelas pessoas que ao sorrirem, mostram muito os dentes superiores (sorriso gengival), na sudorese excessiva das axilas e palmas (Hiperhidrose), e até na região do peito (decote), melhorando a pregas que se formam nesta área. Novas e interessantes indicações surgem a cada dia, como no tratamento da dor, espasmos e em muitos casos de enxaqueca.

-Quais são os efeitos colaterais da aplicação da toxina botulínica?

  Algumas horas após a aplicação podem ocorrer dor de cabeça leve e transitória, ptose (queda em altura) das sobrancelhas e pálpebras (efeito esse passageiro), pequenos inchaços ou hematomas que podem ser disfarçados com a maquiagem. Saiba que intercorrências temporárias podem ocorrer em quaisquer procedimentos médicos.

-Pode-se perder a naturalidade da expressão e ficar com a face “endurecida” ?

  Quando realizado com eficiência, trás um excelente resultado. Esta melhora deve ser natural, e é desejável que não se perceba com facilidade que o mesmo foi aplicado. As pessoas dizem que o paciente está bem, com aspecto descansado e com melhor aparência. O exagero de seu uso apresenta resultados pouco naturais, que não devem ser o objetivo do tratamento.

-A região em que foi aplicado o medicamento fica anestesiada?
  Não, não há nenhuma alteração de sensibilidade. O que muda é só a capacidade de movimento de alguns músculos que são os formadores de rugas e sulcos de expressão.

-Quanto tempo dura o efeito do tratamento?
  O movimento pode voltar em um período de tempo variável, mas as rugas podem voltar em cerca de 6 meses ou menos. É quando   o tratamento deve ser reaplicado, não imediatamente quando os movimentos voltam, mas um pouco depois, quando as rugas começam a reaparecer.

-Existe efeito a longo prazo?

  A duração varia de indivíduo para indivíduo. Para alguns pesquisadores, os efeitos terapêuticos da toxina botulínica, após vários tratamentos, duram mais; para outros, a durabilidade diminui a cada vez que se repete a aplicação.

  Existe a necessidade de repetir as aplicações para se manter o efeito, mas a longo prazo existe um efeito residual por diminuição da atividade do músculo e controle do hábito de contrair. Pode então ser necessário doses menores para se obter o efeito desejado. Mas isto não ocorre igualmente para todas as pessoas.

-Poderei tomar sol após a aplicação?
  Não há restrições ao sol por causa do tratamento, no entanto, recomenda-se o uso de filtro solar pensando-se no rejuvenescimento facial por completo.

-Posso trabalhar após a aplicação?

  Sim, você poderá retornar às suas atividades após o procedimento, entretanto, deve evitar esforços físicos por um período de 24 horas.

-O tratamento é caro?
  O medicamento custa relativamente caro, mas o tratamento acaba não sendo muito dispendioso porque é simples e não necessita hospitalização para ser realizado, e pode-se retornar rapidamente às suas atividades normais.

RECOMENDAÇÕES APÓS APLICAÇÕES DESSAS TOXINAS

  • Logo após a aplicação destas toxinas, recomenda-se não tocar ou massagear a região tratada para que não ocorra difusão (migração, espalhamento) do produto para áreas não indicadas, o que causará efeitos não desejados;

  • Recomenda-se evitar a prática de exercícios físicos por 48 horas após a aplicações. A realização de movimentos bruscos pode provocar a migração da toxina para músculos onde o relaxamento não é desejado, podendo desencadear uma reação adversa, como por exemplo ptose palpebral (queda das sobrancelhas);

  • Recomenda-se ainda evitar viagens aéreas imediatamente após a aplicações pois a alteração de pressão-ambiente pode provocar a migração da toxina para áreas não desejadas;

  • Pode-se dirigir veículos e retornar ao trabalho naturalmente;

  • Caso a aplicação tenha ocorrido em áreas compostas por pequenos músculos como por exemplo, o orbicular dos olhos no tratamento dos “pés de galinha”, recomenda-se ficar em posição vertical e não se deitar durante as primeiras 4 horas após a aplicação, pelo mesmo motivo citado nos itens acima;

  • Nota-se um pequeno halo de vermelhidão e inchaço ao redor dos pontos de aplicação logo após a realização desses procedimentos. Esta é uma reação normal do organismo que desaparecerá em aproximadamente 5 horas, dependente de sua evolução natural. Pode-se aplicar compressas frias ou gelo sobre a área, mas sem compressões;

  • Caso você esteja fazendo uso de Aspirina ou medicamento similar, é provável o surgimento de hematomas por derrames de sangue e alterações na coagulação. Neste caso, é importante e recomendável avisar-nos sobre o uso destas medicações e até mesmo adiar as aplicações;

  • Sensações como dores de cabeça ou dores locais também podem ocorrer logo após. Isto é comum e resultado da tensão psicológica ocorrida durante a realização do procedimento e até mesmo da dor nos locais de punção. Estes sintomas devem desaparecer em no máximo 24 horas.

  • Caso a ocorrência de qualquer sintoma acima descrito persista, contate-nos para informar sobre as reações ocorridas e as medidas até então adotadas.

 

Esta despretensiosa mensagem foi elaborada com intuito de informá-la (o) a respeito do uso de aplicações da toxina botulínica.

Teremos imenso prazer em esclarecer detalhadamente quaisquer outras dúvidas.