INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES SOBRE A CIRURGIA DA GINECOMASTIA – CIRURGIA DA MAMA MASCULINA

►Precisarei internar para operar?

    Sim. Mas esta internação será o tempo suficiente para sua recuperação total da anestesia, o que pode ser até o dia seguinte. Cada caso será estudado de acordo com o tempo da cirurgia, e vários outros fatores como a associação de técnicas, incisões feitas, descolamentos maiores, etc.

►Como será a anestesia?

    Esta cirurgia é quase sempre feita sob anestesia local com sedação mas em muitos casos é necessária a anestesia geral devido ao grande volume a ser retirado ou quando se associa com lipoaspirações, ou em pacientes que não possam ser feitas com sedação, como nos mais jovens e ansiosos.

►Há perigo nesta operação?

    Raramente estas cirurgias determinam sérias complicações. Isto se deve ao fato de se preparar convenientemente cada paciente para o ato operatório, principalmente quanto aos exames pré-operatórios.

►São feitos cortes nessas cirurgias?

    Na maior parte das vezes sim, pois não se tem como retirar todo o tecido glandular que fica atrás das aréolas (onde se tem os mamilos), sem as incisões. Estas são colocadas exatamente na borda inferior da pele mais escura da aréola com a pele mais clara do tórax, fazendo uma circunferência logo embaixo desta. Estas incisões podem deixar como resultado, cicatrizes boas, ou em algumas pessoas cicatrizes mais marcantes, com tendência a cicatrizes hipertróficas, quelóides, ou até mais claras do que o seu tom de pele. Nós avaliaremos esta possibilidade anteriormente à cirurgia. Em alguns casos mais graves de mamas maiores, são necessárias logicamente, incisões maiores, que ultrapassem estas áreas citadas. Em caso de Lipoaspiração, serão feitas aberturas discretas (orifícios) abaixo das mamas para a entrada da cânula, que é o instrumento médico usado para tal.

►Quanto tempo demora a cirurgia? 

    Geralmente, 60 a 90 minutos. Em alguns casos, este tempo é ultrapassado, desde que as circunstâncias assim o exijam, como quando temos que associar às lipoaspirações, ou casos de grandes diferenças de tamanho.

►Com quanto tempo se retiram os pontos?

    Eles são retirados em média com 7 a 12 dias dependente do tipo de fio a ser usado.

►É uma cirurgia dolorosa?

    Nada que não seja possível resolver com um bom analgésico que será prescrito com certeza, ou até antiinflamatórios. Quando associada à lipoaspiração, traz maior incômodo devido a este processo atingir uma área maior além da mama tratada, para se complementar o resultado estético da cirurgia.

►Poderei voltar às atividades normais após quanto tempo? Trabalho, Esportes....

    É necessário um repouso muito grande com os braços e o tórax por um período de duas a três semanas após a cirurgia para evitar-se possíveis Hematomas ou Seromas (acúmulos de sangue), que podem ocorrer atrás da área operada, pois o descolamento é muito grande entre a pele e o músculo local, o que pode dar espaço para acumular muito sangramento. Então evitar deitar de lado ou trabalhar com gestos mais pesados, e evitar exercícios é realmente fundamental para sua recuperação.

►Quais as possíveis intercorrências que podem acontecer nesta cirurgia?

    Possíveis complicações relativas são os Hematomas como citado, que é o acúmulo de sangue atrás da mama, inerente à própria cirurgia ou alterações sangüíneas de coagulação. Por isso é muito importante o repouso neste tempo.

As infecções são raras mas podem acontecer. Seromas que é a persistência deste acúmulo de líquido atrás da mama por mais tempo, necessitando drenagens com agulhas. Diminuição da sensibilidade da pele das aréolas e da própria mama devido ao descolamento extenso. Necroses de pele (gangrenas), pois a área descolada durante a cirurgia perde sua conexão natural com todos os vasos nutrientes de sangue que vêm de baixo, principalmente também quando se faz lipoaspiração associada. E os resultados insatisfatórios, pois não se tem como controlar totalmente as retiradas de tecidos igualmente dos dois lados, principalmente quando já são desiguais antes.

►Deverei usar algum curativo após a cirurgia?

    Curativo simples. Recomendamos que todos os pacientes usem uma forma

de comprimir a área operada após, através de uma malha compressiva – colete.

Mostrarei no consultório para a compra bem antes da cirurgia, pois o seu uso

faz parte da recuperação já no dia seguinte, sendo obrigatório para melhor

resultado estético funcional, principalmente nos casos de uso da Lipoaspiração.

Seu uso deverá ser por 30 dias contínuos.

 

RECOMENDAÇÕES SOBRE A CIRURGIA DE GINECOMASTIA

RECOMENDAÇÕES PRÉ-OPERATÓRIAS

1-Comunicar-se conosco até dois dias antes da operação, em caso de gripe ou indisposição geral.

2-Comparecer ao local indicado para a cirurgia, obedecendo ao horário previamente marcado e em JEJUM absoluto.

3-Proibido bebidas alcoólicas ou refeições “pesadas” na véspera da cirurgia. 

4-Programe suas atividades sociais, de trabalho e domésticas, ou escolares, de modo a não se tornar indispensável a terceiros, por um período de

   aproximadamente 3 a 5 dias.

 RECOMENDAÇÕES PÓS-OPERATÓRIAS

1-Evite esforços desnecessários, mesmo simples, nos primeiros 15 dias.

2-Não movimente os braços em excesso (lembre-se do que foi explicado). Obedeça as instruções que lhe serão dadas por ocasião da alta hospitalar, relativa a isto.

3-Evite molhar o curativo, até que seja autorizado a fazê-lo.

4-Não se exponha ao sol ou friagem, até segunda ordem.

5-Siga rigorosamente as prescrições médicas.

6-Alimentação normal (salvo casos específicos que receberão a devida orientação).

7-Volte ao consultório para curativos subseqüentes e controle pós-operatório nos dias e horários marcados.

8-Consulte este Folheto de Instruções tantas vezes quanto necessário.

Não se preocupe com as formas intermediárias nas diversas fases, como os inchaços e roxos.

9-Use continuamente o colete recomendado por até 30 dias.

Tire conosco suas eventuais dúvidas. 99105-8289.